20090627

INTRODUÇÃO

O livro sobre o materialismo histórico que ora apresentamos ao publico é formado por uma serie de preleções proferidas na Universidade Comunista para as minorias nacionais do Ocidente, no ano letivo de 1921-1922.

Nestes últimos anos, a literatura russa enriqueceu-se com uma série de compêndios sobre o materialismo histórico, o que facilita imenso a tarefa do professor.

O materialismo histórico foi entre nós introduzido como matéria de cursos, e por essa razão já conta com um programa elaborado e aceito. Durante o curso a que nos referimos ainda não havia compêndios sobre a matéria. O autor teve, portanto que elaborar um programa um tanto diferente do atualmente aceito, mas que oferece, entretanto algum interesse. O mesmo acontece com a apreciação de alguns fatos.

Não será, portanto demais apontar ligeiramente os pontos essenciais, que distinguem o nosso trabalho.

O materialismo histórico é ao mesmo tempo uma filosofia materialista da historia e uma sociologia materialista. Desvenda as leis estáticas da vida social e as leis dinâmicas do desenvolvimento social. O seu método é o cientifico - materialista. Funda-se sobre bases já determinadas nas ciências naturais e antropológicas e forma os alicerces da historia e da vida social como ciências positivas. Esses conceitos são o fundo deste curso e determinam o seu desenvolvimento lógico.

O curso pode ser dividido em quatro partes. A primeira, a metodologia, compreende uma preleção introdutiva sobre o objeto do materialismo histórico, subdividida em Quatro lições. A 1ª destas lições explica o objeto da sociologia e da historia; a 2ª a posição da sociologia e da historia na escala das ciências (dificuldades em organizar a ciência da vida social e da historia); a 3ª as varias teorias sociológicas e a critica da teoria organicista (spenceriana).

A segunda parte, a filosófica, compreende Três lições: a 1ª – Materialismo e idealismo e suas relações com a ciência; a 2ª – O materialismo do século XVIII e a filosofia critica e seu papel na ciência; a 3ª – O idealismo de Hegel e a formação do novo materialismo cientifico (dialético).

A terceira parte, a sociológica, compreende Quatro lições. A 1ª – Os fundamentos do materialismo histórico; a 2ª – O papel e a ação da técnica no desenvolvimento da sociedade; a 3ª – A estrutura da sociedade e a divisão em classes; a 4ª – A luta das classes como força motriz da historia na formação da psicologia das classes.

A quarta parte compreende quatro lições, destinadas a mostrar como o materialismo histórico investiga e explica certas questões filosóficas de um lado, e por outro, como explica complicados fenômenos sociais, cientificamente, empregando o método materialista. A 1ª lição estuda a questão da liberdade e da necessidade (determinismo); a 2ª – o direito do Estado e a arte, do ponto de vista materialista; a 3ª – a religião do ponto de vista materialista (cientifico); a 4ª – o papel das grandes personalidades e de acasos importantes na historia, sempre do mesmo ponto de vista.

O curso tem o caráter didático. As preleções não foram taquigrafadas. Foram apontadas por dois camaradas, alunos do curso, Portnoi e Liberman, que só anotaram as linhas gerais. Esses apontamentos serviram como matéria prima que só foi trabalhada pelo autor, mas não transformada. Isso se sente no estilo e em alguns enunciados. Se todas as questões abordadas nesse curso fossem suficientemente desenvolvidas, o nosso trabalho exigiria não uma brochura, porem, inúmeros volumes, mas então perderia o caráter de curso.

As preleções contem poucas citações das obras dos mestres marxistas. O autor julgou que só viriam aumentar o texto. O curso todo não é senão um ensaio de transmitir, numa forma sistemática e logicamente concatenada, os ensinamentos de Marx e Engels. Em algumas passagens tenta o autor abordar a questão, empregando um método de exposição diverso do usado habitualmente, diferindo também a sua interpretação; terá sido original sem, contudo alterar o aspecto geral da matéria.

Num curso são permitidas as repetições e liberdades estilísticas.

Aproveito a oportunidade para externar meus agradecimentos aos camaradas Portoin e Liberman que, com seu devotamento, contribuíram para a publicação deste curso.

Um comentário:

  1. Coloquei um link no meu blog para esta sua página.
    Veja em http://ae-rondonia.blogspot.com.

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